• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

3° Festival Sabores das Montanhas Cafeeiras exalta a culinária da região

Redação7 de dezembro de 20225min0
318420068_208949968258051_4873447009717506893_n
Festival Cultural Gastronômico é promovido pelo Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras e reúne mais de 100 estabelecimentos em 15 cidades.

Que a culinária mineira é uma das melhores do mundo, isso não resta dúvidas. Mas em um determinada região do estado de Minas Gerais os sabores tradicionais são mesclados à culinária italiana, portuguesa e árabe. Esta região, no Sudoeste de Minas Gerais é conhecida como Montanhas Cafeeiras de Minas.

Pão de queijo com recheios especiais, biscoitos assados no forno à lenha e bebidas elaboradas são algumas das especialidades que agradam ao paladar, acompanhadas com café especial, que poderão ser saboreadas durante o 3° Festival Sabores das Montanhas Cafeeiras promovido pelo Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras. O festival começa neste sábado (10) e tem a participação de aproximadamente 150 estabelecimentos como restaurantes, bares, cafeterias, pizzarias e lanchonetes. O festival vai até o dia 10 de Janeiro de 2023.

Esses estabelecimentos estão nas 15 cidades que fazer parte do Circuito: Arceburgo, Areado, Bom Jesus da Penha, Conceição da Aparecida, Guaranésia, Guaxupé, Itamogi, Jacuí, Juruaia, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende, São Pedro da União, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino.

O festival tem como público alvo turistas, moradores da região e os “filhos da terra”, que moram em outros locais do Brasil, mas que ainda possuem estreita relação afetiva com a terra natal.

O Festival Cultural Gastronômico das Montanhas Cafeeiras tem o objetivo de divulgar o potencial turístico das cidades da região e preparar a população local para receber os turistas.

“Queremos levar informação de onde comer delícias gastronômicas mineiras aos cidadãos que receberão seus parentes e amigos no final de ano e levar a informação aos turistas que virão para a região”, explica a gestora do Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas, Teresa Lemos. A Presidente, Graciela Silva, acrescenta: “Sejam muito bem vindos ao nosso circuito turistico”.

Prêmios

Além de saborear pratos tradicionais, o público também pode concorrer à prêmios.

Para concorrer, os participantes devem postar uma foto do prato e marcar o perfil do Circuito (@circuitomontanhascafeeiras) nas redes sociais. Quanto mais estabelecimentos visitados e marcações nas redes sociais, mais chances de ganhar.

Sobre o Circuito

O Circuito Turístico Montanha Cafeeiras de Minas tem 20 anos de existência e é uma associação, sem fins lucrativos, criada para desenvolver o turismo na região por força da lei federal 11.771 de 17/09/2008 que dispõe sobre a política nacional de turismo.

O Circuito possui 15 cidades associadas: Arceburgo, Areado, Bom Jesus da Penha, Conceição da Aparecida, Guaranésia, Guaxupé, Itamogi, Jacuí, Juruaia, Monte Santo de Minas,

Muzambinho, Nova Resende, São Pedro da União, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino.

A base da economia dessas cidades é a cafeicultura, sendo responsável por 7% da produção de café nacionalmente. Mas além do café, cada cidade traz em seu DNA diferentes vocações, como as fabricação de lingeries em Jururaia e Nova Resende, a produção de cachaça em Bom Jesus da Penha, os biscoito caseiros e as atividades nautícas em Areado; o carnaval em Monte

Santo de Minas e Muzambinho; os esportes radicais em São Pedro da União; e o turismo religioso em Sao Sebastiao do Paraiso e Guaxupé, que é sede de diocese onde está a Catedral (por muito tempo a terceira maior do Brasil), e a 2ª Igreja Católica Ortodoxa Antioquina.

Serviço
3° Festival Sabores das Montanhas Cafeeiras
De 10/12/2022 a 10/01/2023
Local: nos estabelecimentos participantes
Saiba mais em: www.montanhascafeeirasdeminas.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/circuitomontanhascafeeiras
Instagram: https://www.instagram.com/circuitomontanhascafeeiras/

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Ovos Rachel
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *