Aguarde! Carregando...
GUIA COMERCIAL
 
  • WizardO Boticário
 
 
 
  • MilBrAgua Viva Distribuidora
 
Primeiro clone de vaca holandesa do país é de animal de Pouso Alegre
13/09/2013 às 09:00h - Publicado por Da Redação

Notícia

  • Bezerra nasceu no dia 10 de agosto em laboratório de Mogi-Mirim, SP.
    Clone vai passar por DNA para comprovar características genéticas.


    Do G1 Sul de Minas

    Pertence a um fazendeiro de Pouso Alegre (MG) o primeiro clone de uma vaca da raça holandesa do Brasil. O animal nasceu por cesariana no dia 10 de agosto em um laboratório de Mogi-Mirim (SP), mas só agora o projeto foi divulgado.

    As células que deram origem ao clone saíram da vaca Taormina, que mora na fazenda Santa Maria, em Pouso Alegre. O animal de seis anos de idade e 900 quilos foi escolhido por pertencer uma genética apurada. A fazenda é referência em produção de leite e na criação de animais da raça holandesa. São 700 cabeças de gado, 180 delas em fase de lactação. A produção diária é de seis mil litros de leite. A fazenda também se destaca na reprodução de animais através de técnicas de inseminação artificial, transferência de embriões e fertilização in-vitro.

    O diretor responsável pela clonagem, Marc Massarati, explicou que as células retiradas do tecido da vaca foram cultivadas em laboratório. O processo, que durou sete dias, gerou um embrião que foi implantado em um animal receptor, também chamado de barriga de aluguel.

    O clone produzido agora vai passar por um teste de DNA para comprovar que as características genéticas dele são idênticas às de Taormina. Depois, ele será registrado com o mesmo nome acrescentando um sufixo “clo-1”, o que significa que ele é o primeiro clone produzido por esta vaca.

     

    Primeiro clone de vaca holandesa do país é de animal de Pouso Alegre, MG (Foto: Reprodução EPTV / Claudemir Camilo)
    Primeiro clone de vaca holandesa do país é de animal de Pouso Alegre, MG
    (Foto: Reprodução EPTV / Claudemir Camilo)
     

    O sucesso no projeto, segundo o presidente da empresa que realizou a clonagem, José Henrique Fortes Pontes, comprova que hoje o Brasil é uma referência nesta tecnologia.

    “Há oito anos, de cada 10 bezerros que a gente clonava, apenas três sobreviviam. Hoje temos entre sete e oito sobreviventes, ou seja, melhorou muito a tecnologia. O Brasil é líder mundial em produção in-vitro de embriões. Acredito que em breve também seremos os primeiros na produção de clones”, afirma.

    A bezerra vai ficar três meses no laboratório em Mogi-Mirim para que os pesquisadores possam acompanhar o desenvolvimento do animal. O primeiro mamífero clonado no mundo foi a ovelha Dolly, em 1996, na cidade escocesa de Edimburgo.

    <<< CLICK AQUI >>> e Confira Vídeo da Matéria do G1 Sul de Minas

    Fonte: G1 Sul de Minas


    Click aqui e conheça nosso Comércio e Profissionais

  •  
       texto da notícia
  •    texto da notícia
  • Gabi Fashion WorldAcademia Winner
 
 
 
 
  • Novo Hotel GuaxupeCafeeira Novo Grão
  • Casa das EmbalagensHotel JT
  • O BoticárioDistribuidora Água Viva
  • Horizonte TerraplanagemMoveis Poscidonio